terça-feira, 30 de julho de 2013

...COMPORTAMENTOS !...

CAUSAS &  EFEITOS ...


Swaps. Gaspar fala em pacto faustiano

Por Ana Suspiro
publicado em 30 Jul 2013 - 12:19


Ex-ministro das Finanças diz que "as consequências deste pacto faustiano foram particularmente gravosas durante os últimos dois governos do PS"
Alguns contratos de gestão de risco financeiro das empresas públicas não foram gestores, mas sim geradores de risco, defendeu o ex-ministro das Finanças na comissão parlamentar de inquérito aos swaps.
Vítor Gaspar denunciou o que classificou como um "padrão de comportamento em que são assumidos compromissos que permitem a diminuição de custos no curto prazo, e melhorar de forma imediata as contas das empresas, por contrapartida da assunção de riscos financeiros muito substanciais".
Para o ex-ministro das Finanças este foi o "padrão de comportamento dos últimos 15 anos". "As consequências deste pacto faustiano foram particularmente gravosas durante os últimos dois governos do PS", afirmou por duas vezes. Questionado por deputados do PSD, Gaspar não identifica quem são os personagens nesta alusão à história de Fausto, um homem que vende a alma ao diabo em troca de poder e sucesso.
O antigo ministro diz que este padrão esteve associado à falta de transparência que permitisse avaliar a verdadeira situação. "A ficha (com o pedido de informação da troika) impõe obrigações de reporte adicionais relativamente ao que eram as práticas habituais das autoridades portuguesas".
Para Vítor Gaspar, a ficha de transição de informação entre os dois governos é " uma questão episódica, da pequena história. A questão fundamental é perceber como chegámos até aqui".


Sem comentários:

Enviar um comentário