quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Pensamento Sério e Honesto !


É tão raro, nos tempos que correm, encontrar pessoas a pensar de forma séria,  honesta e independente,  de jogos de interesses, que não resisto  em reproduzir, parte, de  um texto do jornalista Henrique Monteiro, que encontrei no Expresso on-line.
“Pois bem, nem me vou dar ao trabalho de recordar - ando há muitos anos nisto - as vezes que o Dr. Mário Soares, que tanto acompanhei como jornalista (e que não esqueço o que o país lhe deve), disse uma coisa e o seu contrário. Seria demasiado fácil.
Deixem-me apenas centrar a questão noutro ponto (não esquecendo o mal que Portas fez ao jornalismo político ao introduzir-lhe um estilo ligeiro, superficial e militante):
Alguém, nos tempos que correm, pode navegar sem ser à vista? Alguém pode jurar não ter se de desdizer? Alguém podia prever, com rigor, o que se passou nos últimos anos? Nos últimos meses? Nas últimas semanas?
Sejamos sérios. Não podemos continuar a comentar a política como se nada se passasse e vivêssemos uma situação normal. Toda a gente disse e dirá uma coisa hoje e outra amanhã. Quantos disseram, em 2009, ao lado de Sócrates, que a crise tinha passado? Quantos disseram em 2011, ao lado de Passos, que a crise tinha uma solução fácil?
Será muito pedir às pessoas com responsabilidades que reflitam bem no que dizem? E que se deixem de demagogias baratas, centrando-se na busca de soluções? Ninguém sabe ao certo o que temos pela frente, ninguém ao certo sabe onde está a saída, ninguém ao certo sabe os danos que vai causar. Negar isto e continuar como se nada fosse é apenas disfarçar esta fraqueza que é comum a todos os políticos e comentadores. “
Twitter: @HenriquMonteiro https://twitter.com/HenriquMonteiro
Como tudo seria diferente  se todos tivesse-mos esta honestidade de pensamento !...


Sem comentários:

Enviar um comentário