sábado, 13 de outubro de 2012

DEIXEM - NOS TRABALHAR !...


Contra  a maré  !...
Num pais, em que o seu povo,   é diariamente   martirizado,  pelos órgãos de comunicação social,  comentadores,   “ tudológos “,  políticos,  sindicalistas  e outros grupos sociais incluindo associações patronais,   com tudo o que de pior  vai acontecendo do dia a dia da nossa vida, colectiva o  volume  de desempregados  e o fecho de empresas,  tornou-se, obviamente,    um foco – o problema - com o qual até podemos concordar pelo tragédia que  representa para tanta  gente que honesta e honradamente   procura trabalhar,  para conseguir o sustento e dos seus.  

Só não entendemos   é porque o mesmo  nível de esforço e empenho não é feito  na resolução do problema.  Criação de emprego !
Todos sabemos que  a criação de emprego,  numa economia como a nossa, só é possível  através do  crescimento das empresas actuais e da criação de novas empresas.  De todo o tipo e dimensões de empresas   legais !
Também sabemos ( senão todos  alguns de nós ) que  é a sociedade civil e não o  governo  ( embora possa ajudar muito ) o grande motor  da criação e desenvolvimento de empresas e empregos,  quer pela iniciativa e  capacidade individual,  quer em associação e parcerias  diversas com outras empresas e organizações,  que podem ir desde universidades para projectos  I & D a instituições  facilitadoras de crédito.
Se sabemos isto, então  de que estamos à espera para   criar a nível nacional um grande  (  não necessariamente dispendioso ) programa  de apoio  à criação de  PME´s e dinamização das actuais ?
Na maioria das cidades  e vilas  deste país existem, abandonados,   edifícios  de velhas fábricas e escritórios  que,  com pequenos custos,   podiam servir para  que candidatos a empresários, devidamente acompanhados , por gabinetes de apoio ( muitos até  já existem nas autarquias ), pudessem desenvolver as suas ideias.
Claro que  é preciso dinheiro ( não muito ), mas algum para o arranque dos projectos  que apresentem  possibilidades  de  sucesso, para isso  deverá ser criada uma triagem    de ideias ( por pessoas competentes ) que   recomendem o apoio financeiro ( 10 a 20 K € ? )  às instituições financeiras que adiram ao programa.
Das entidades oficiais  ( governo e autarquias ),  pretende-se a  concepção  e dinamização do projecto  a  selecção de parceiros   e a  disponibilização  de instalações  apropriadas   e condignas, sem luxos, para  motivação dos candidatos  à criação de empresas e empregos .

DEIXEM – NOS TRABALHAR !...

Sem comentários:

Enviar um comentário