1- O " Monte Selvagem " em Lavre - Montemor - o - Novo.
Recomenda-se, por vários motivos entre eles o contacto com o Alentejo profundo, e um "chaparral " transformado em habitáculo de várias centenas animais selvagens, de várias continentes , divididos por dezenas de espécies. Uma maravilha. Quem quiser passar o dia naquele ambiente pode ir preparado com o " farnel ", porque existem espaços preparados para o pic - nic !
2- Mas, se não quiser aderir à ideia do pic-nic, então o restaurante "A Maça ", no Lavre é paragem obrigatória. Um exemplo da boa gastronomia alentejana. Um bacalhau à brás e um borrego assado no forno, que nos vai ficar na memória por muito tempo .
3- Para terminar o dia de forma positiva, respondemos ao convite para estarmos presentes na cerimónia de inauguração do Museu do Artesanato " Duarte Fortuna ", na Quinta do Anjo , Palmela. Outra maravilha. Ali fomos encontrar a memória do povo, que somos, representada, pelas alfaias agrícolas e utensílios duma época em que o país e em particular esta região eram essencialmente agrícolas. Alfaias e utensílios, mas também ofícios, profissões, bem como os seu produtos exemplarmente reproduzidos pelo artesão Duarte Fortuna, que juntamente com o seu irmão Sebastião Fortuna, grande obreiro deste projecto, assistiram a toda a cerimónia dinamizada pelos "Amigos do Concelho de Palmela.
De entre as muitas dezenas de peças expostas, escolhemos as seguintes miniaturas:
O Artesão Duarte Fortuna
Uma Tanoaria do anos 50 do século XX
Uma Queijaria
A Oficina do Lanhador
O Poço e o seu Sarilho de Manivela
O presidente da Direcção do Amigos de Palmela, apresentando o museu, tendo à sua esquerda os irmãos Duarte e Sebastião Fortuna
Foram muitos os convidados presentes na cerimónia de inauguração do Museu
Em época de férias da miudagem e dos graúdos, aproveitem para conhecer o que de POSITIVO se faz em PORTUGAL .
Sem comentários:
Enviar um comentário