sexta-feira, 13 de julho de 2012

ENSINO PROFISSIONAL EM PORTUGAL

 ESPERO  QUE SEJA DESTA !...

Numa entrevista ao jornal Sol, de hoje, o Presidente do Conselho Directivo da Agência  Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP, afirma:

" O ENSINO  PROFISSIONAL  SERÁ UM DOS MAIS VALIOSOS  INSTRUMENTOS  DA QUALIFICAÇÃO ".

Trata-se de um afirmação  que me fez reflectir  porque ela  demonstra  bem  como o Ensino Profissional,  tem sido  tratado em Portugal.
Mais de 200 anos depois  de Pina Manique  e o Marquês de Pombal terem  introduzido  este tipo de ensino, em Portugal, para  apoiar o desenvolvimento tecnológico, que então se expendia,  por toda a Europa, com o inicio da industrialização,   nós, em 2012  ainda  continuamos a afirmar   que  " o ensino profissional SERÁ ... " 
Eu,  que já passei dos 70 e iniciei--me exactamente  nesse tipo de ensino,  só não entendo como demoramos tanto tempo a perceber que a roda é circular e o mundo em que vivemos tem duas dimensões básicas:  PESSOAS E TECNOLOGIA , sem as quais  não há   desenvolvimento  e  emprego.    

A nossa experiência de mais de 30 ano,  em empresas multinacionais, permite-nos afirmar  que muitas oportunidades, nomeadamente de investimento estrangeiro , se têm perdido,  em Portugal,  devido à falta de Recursos Humanos devidamente qualificados.
E...já  agora, falem como os industriais portugueses, que  vão sobrevivendo,  porque eles têm bons comentários para fazer !...

Sem comentários:

Enviar um comentário