quinta-feira, 30 de maio de 2013

Portugal ou os portugueses ?...

Notícias dos jornais

Augusto Mateus defende que Portugal cansou-se a meio do caminho

O antigo ministro da Economia Augusto Mateus afirma que Portugal se cansou a meio do caminho. Numa análise à situação do país depois da adesão à Comunidade Económica Europeia, o professor universitário faz um balanço simultaneamente positivo e negativo.

“É um semi sucesso e um semi falhanço. Fizemos coisas muito bem feitas, coisas que mudaram a face do nosso país, vivemos hoje melhor do que vivíamos em 1986, mas cansámo-nos a meio do caminho, perdemos força, perdemos velocidade”, afirma o economista.

Na conferência “25 anos de Portugal Europeu”, que decorre em Lisboa, Augusto Mateus refere que “vivemos hoje numa situação em que, no essencial, estamos – espero eu – a descobrir que o sucesso de um país, o sucesso de uma empresa, o sucesso de uma pessoa não é o sucesso, é o que se faz com o sucesso”.
 
Nota do Bloger:
 
1-Para nós entendemos que o  SUCESSO  duma pessoa, duma empresa, dum país  é:  A realização progressiva de objectivos / metas,    desafiantes  mas  realizáveis, previamente  determinados !
 
2-Devo confessar que sempre soube quais eram as minhas metas e objectivos, mas   desconheço,   quais são as metas e objectivos, desafiantes  e realizáveis,   do país e da maioria das organizações portugueses que tenho conhecido.
 
3- Claro , é óbvio ;   " quem não sabe para onde vai qualquer caminho lhe serve " !
 
 

domingo, 26 de maio de 2013

DIFERENÇAS ...

Esta noite tem sido pródiga em  comentários sobre a final da Taça de Portugal. É normal em noite de Taça !...
 
Temos estado a  assitir a muitos desses comentários mas até agora ainda não ouvimos ninguém  comparar  o que se passou hoje  no Jamor, com que se passou ontem  em Londres no final da Taça do campeões europeus,   no período  que decorre   entre o  apito final do árbitro e a entrega da taça ao capitão da equipa vencedora.
 
Seria interessante  que  sociólogos / psicologos   se debruçassem sobre a questão,  das  atitudes e comportamentos,   porque  na verdade  ela  é bem ilucidadtiva   da  " cultura desportiva "  dos portugueses.
 
Parabéns ao Victória  de Guimarães,  pelo sucesso alcançado e pela alegria que deu  às  gentes Minhotas !

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Filhos do 25 de Abril

Seria bom que a gente se começasse a entender !...

"Não confio na minha geração nem para se governar a si própria. E temo pela que se segue".

 

Responder
Responder a todos
Encaminhar

sexta-feira, 10 de maio de 2013

RESPEITO !...

...o direito à indignação !...
 
OS REFORMADOS ( de facto ! ...)   QUE  OBTIVERAM A SUA REFORMA, AO CABO DE UMA VIDA DE TRABALHO, QUE SE REFORMARAM   POR VELHICE OU INVALIDEZ ,  COM   UMA REFORMA EQUIVALENTE  A UMA PERCENTAGEM QUE NUNCA ULTRAPASOU OS 80 %  DA MEDIA DE VENCIMENTOS DOS ÚLTIMOS    10 ANOS,  EXIGEM RESPEITO  ! 
 
 

SOCORRO !...

Manuela Ferreira Leite diz que os cortes nas reformas não vão avançar porque isso faria cair o Governo. No seu espaço habitual de comentário na TVI24, a antiga ministra das Finanças acusou o Governo de tratar os aposentados de forma cruel e quase desumana.
Na sua opinião não há dúvida que os cortes nas pensões não vão avançar: «Se ela avançar cai o Governo de certeza absoluta. O ministro Paulo Portas não tem outra solução na vida Diz solenamente que aumento de impostos ou retirada de rendimento disponível aos pensionistas era uma fronteira que não podia ultrapassar, mas depois disso pode ultrapassar com 10%, não tem lógica. Se assim fosse, o ministro Paulo Portas não tem outra noção senão ir embora, há uma crise política e por isso não pode ser este Governo a aplicar esta medida. É algo de inimaginável e o que me deixa perplexa é porque é que isto vem a público. Porque é que é criada esta situação psicológica com os reformados se isto não tem hipótese de ser concretizado?»

A social-democrata diz que o Governo está a tentar assustar os reformados. Aplicar a convergência dos sistemas com efeitos retroativos a quem já está aposentado é algo que Ferreira Leite não consegue compreender: «Há uma quebra de confiança fatal entre os cidadãos e o Governo e há obviamente uma violação de um contrato. É de uma forma cruel que o Governo tem tratado os aposentados e acho que isso é quase desumano».
Para Manuela Ferreira Leite é preciso manter essa coesão social. A antiga ministra concorda com a convergência dos sistemas e lembra que isso já a ser feito desde 2005 mas de forma gradual a quem se ia aposentando.

Resposta ao Deputado CARLOS PEIXOTO do PSD, sobre a "Peste Grisalha"


A falta de respeito da garotada incompetente que pulula no Parlamento é assustadora.

Eis como este deputado do PSD trata os reformados:

- PESTE GRISALHA.
Só lhe desejo que seja atingido por esta PESTE!
   
Carta de Mª Virginia Machado (da Assocº de Aposentados, Pensionistas e Reformados)


19.1.13
Peste Grisalha

A propósito do Deputado do PSD CARLOS PEIXOTO que diz que a nossa Pátria sofre de Peste Grisalha, nao consegui conter a raiva e a seguir transcrevo o mail que lhe enviei que é para alguém me defender se criarem uma nova prisão de alta segurança ou me mandarem internar num hospício.

Segundo o seu comentário que transcrevo a seguir gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

A propósito de demografia escreveu: "A nossa pátria foi contaminada com a já conhecida peste grisalha."

Ora bem:

1º - Deduzo que o Sr.Carlos Peixoto que nasceu a 13 de Fevereiro de 1968 foi por obra e graça do Espírito Santo e como tal deve achar-se um filho de Deus que desceu à Terra.

2º - Portanto cresceu sem pai, sem mãe, sem avós e sem berço.

3º - Apesar de tudo isso nasceu feliz porque hoje não tem ninguém na sua família a quem possa dizer que faz parte da peste grisalha.

4º - Também não tem que agradecer a ninguém os estudos que tem. Chegou a advogado também por obra do Espírito Santo!

E agora vamos a conclusões. Pois fique sabendo que eu tenho na minha família e eu própria pertenço à peste grisalha. E fique sabendo também que quando o Sr. Deputado nasceu já eu trabalhava. E assim foi durante 44 anos, não devo nada a ninguém, tenho educação, princípios e moral coisa que lhe falta a si e muito!

A si falta-lhe tudo o que eu tenho, amor, amizade, convicções, solidariedade, determinação. Tive pai, mãe, avós, berço, mesmo que tudo tenha sido modesto.

Sabe que se não morrer cedo e espero que não, terá que engolir as palavras que disse ou então pintar o seu cabelo porque a peste também lhe chegará e alguém poderá lembrar-se do que disse. Alguém obviamente mais novo porque o Sr. Deputado poderia ser meu filho hipoteticamente falando. Felizmente não é porque para seu mal seria diferente ou então não se livrava de um bom par de estalos. Fique bem no meio dos seus e não se esqueça de todas as noites agradecer ao Espírito Santo!

Maria Virgínia Machado

terça-feira, 7 de maio de 2013

REFLEXÃO I

Se LIBERDADE  é um direito ou uma condição que uma pessoa tem de poder dispôr  de si  e  empobrecer as pessoas,  é uma forma  delas  ficarem  dependentes;  Então,  um governo que  sobrecarrega as pessoas com impostos, taxas,  contribuições de solidariedade e outras  formas, manhosas  e sonsas,   de roubar o  dinheiro  que, por direito, pertence às  pessoas,  é um governo  que não  respeita a liberdade e a sua génesis  criadora,  logo  não  tem prática democrática mas  autoritária  e  no mundo actual  não contribui para a resolução dos problemas, mas para  o conflito,  pelo que deve ser substituido quanto antes, independentemente da sua côr.