quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Industrialização e Prioridade ao Ensino Tecnico Profissional

EUREKA ...ALGUÉM ACORDOU !!!!!!!!!!
 
Ainda desconhecemos os detalhes, mas hoje ouvimos uma notícia que consideramos MUITO POSITIVA :  " O governo vai dar prioridade à Industrialização do País e ao Ensino Técnico Profissional ".
 
Não sabemos se é uma estratégia  séria ou se  será  mais um " slogans " com que os políticos nos têm
brindado ao longo das últimas quatro décadas.
 
Se for uma estratégia  séria, não podemos estar mais  de acordo, com ela e até nos disponibilizamos, para, gratuitamente,   colaborar  na   transmissão  de   alguma coisa,  do nosso saber  de  50 anos,   de experiência   industrial feito.
 
Sabemos pela nossa experiência de vida, que Portugal anda,  erradamente,  há décadas,  a destruir o seu tecido industrial e a desvalorizar  o seu ensino técnico profissional, de tal forma  que hoje, mesmo para  a reduzida dimensão da nossa actividade industrial, é praticamente impossível, recrutar    os  técnidos de que a indústria precisa, simplesmente,  porque não existem. Onde estão os  Torneiros, Fresadores, Serralheiros  de bancada  ou  Ferramentas, Eletricistas,   Técnicos de Electrónica  ? etc.
etc, etc .
 
Esta realidade  levanta-nos uma grande dúvida.: 
 
ONDE ESTÃO  OS  PROFESSORES  E MESTRES DE OFICINAS,  para   ENSINAR A FAZER  ?   os jovens  que  irão entrar  na via profissional ?
 
Nota:
Hoje, porque a notícia é muito positiva, ficamos por aqui, mas prometemos estar atentos a este assunto,  poque    tendo - me formado   e vivido  dele,  é na  indutrialização  que acredito para o desenvolvimento de Portugal, que só será possível  com  PESSOAS  E  TECNOLOGIA !
 

Sem comentários:

Enviar um comentário